sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Quanto você pagaria ao seu instrutor?

 

 

Bem, pessoal. Estou tirando carteira de motorista. Finalmente, vou sair da ilegalidade. Vou poder andar em avenidas e ruas largas e movimentadas (mais propícias a blitz). Vou poder fazer viagens. Vou passar a andar com o CTB de baixo do braço, porque eu vou até poder chamar os guardas quando for incomodado no trânsito. É… é muita mudança pra quem tá acostumando a estacionar só por avistar um cone.

Foram 20 aulas de carro e 20 de moto. As de carro já terminei; vou estar terminando moto na segunda (23/11/09). O preço de uma aula (50 minutos) de carro é R$ 24,00. Um preço relativamente alto (altíssimo).

Agora me digam, desses 24 reais, quanto você pagaria ao instrutor?

Pra responder, primeiramente vamos ter uma noção de quanto um carro gasta em 50 minutos. No máximo, são gastos 5 reais com gasolina; uns 7 com manutenção e seguro do veículo (se você bater o carro não é você quem paga).

Sobraram 12 reais, certo?! Desses 12 apenas 4 vão pro instrutor!! Ficando os 8 restantes com a auto escola. Eu achei isso uma exploração. Agora nem sei quem é mais explorado, se o aluno (que paga) ou o instrutor (que não recebe).

Claro que esses dados são aproximados, dados que eu colhi com alguns instrutores. Mas eles servem para nos dar uma idéia da situação em que se encontram os instrutores.

Em média eles trabalham das 6 da manhã às 7 da noite. Somando dá 13 horas. Menos 2 de almoço dá um total de 11 horas diárias. Isso significa umas 13 aulas. Mas como eles nunca tem todos os horários preenchidos (em alguns horários eles ficam parados na auto escola perdendo tempo e dinheiro), eles fazem uma média de 10 aulas. Isso em uma auto escola movimentada, como era o caso da empresa em questão. Nas menores a média aulas/dia deve ser menor. Continuando: são 10 aulas e cada aula a 4 reais, 10x4= 40 reais por dia. 5 dias e meio por semana dá 220 por semana. Por mês, 880 reais.

R$ 880,00 por mês, em média. Pra quem costuma trabalhar 11 horas por dia, começando o trabalho às 6 da manhã. Eu acho pouco.

As auto escola claro que tem despesas a mais com administração. E tem também o fator lucro. Mas não seria interessante um reajuste pros instrutores? Eles até trabalhariam mais motivados e mais eficazes. Eles seriam a melhor propaganda das empresas.

As empresas não estariam lucrando demais?

Marx diria que era hora de criar um sindicato dos instrutores pra acabar com essa mais-valia.

 

Mais do mesmo.

 

 

 

P.S.: Essa foi uma pesquisa bem superficial. Queria eu fazer uma pesquisa detalhada. Tomara que algum professor peça.

2 comentários:

  1. Sem contar o perigo que o cara corre por andar de carro com uma criatura que não sabe dirigir ainda, né?

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ter uma aula de Economia com um toque de Sociologia. Será que tu é um novo Marx?

    ResponderExcluir