terça-feira, 24 de novembro de 2009

Frustrei-me com a ‘escova ecológica’

 Sobre o desperdício inconsciente

Abri o orkut e vi o anúncio: “Conheça a nova escova reach eco”. Cliquei imediatamente.

Eu esperando meu sonho se realizar: escovas de dente em que apenas as cerdas fossem descartáveis. Acredito que a maior parte do preço e do material gasto na fabricação de uma escova de dente está no cabo. São sempre muito sofisticados e tal, mas só servem para segurar as cerdas. Que tal se as empresas vendessem cerdas separadamente? A gente só iria encaixar no cabo e teríamos uma escova nova a um preço baixíssimo.

Ow decepção.

O “Ecológica” que se tem lá é porque utiliza material reciclado pré-consumido. Isso significa que a empresa reutilizou o plástico usado na fabricação de outros produtos. Isso não é nada mais que obrigação. Não vejo motivo pra fazer uma campanha publicitária apelando pra isso. Tem que ser muito ‘bobo’ (fiz esse esforço pra não ofender) pra se deixar levar por uma propaganda idiota que tenta fazer os outros de idiota. Pra vender, os publicitários seguem as tendências e a moda é ser ecológico.

A idéia de não descartar o cabo serviria também para barbeadores e outras tantas coisas. Mas isso não é feito por um motivo que eu vou explicar no próximo parágrafo. Por favor, prestem atenção:

AS INDÚSTRIAS VENDEM A NATUREZA!!! É simples. Elas fabricam um produto útil com a matéria prima necessária. Mas como o preço seria baixo (e o lucro consequentemente), eles colocam outras coisas pra encarecer e aumentar o lucro. Exemplificando: uma escova de dentes serve para? ESCOVAR OS DENTES! Pra se fabricar uma escova que sirva pra escovar é necessário cerdas de plástico e um cabo. O problema é que cerdas e cabos são coisas baratas que dariam pouco lucro à empresa. Então, elas colocam “enfeites” na escova: um colorido diferente, um cabo mais grosso e cheio de frescuras, etc. E tiram mais lucro em cima dos enfeites.

No final das contas, a gente paga muito mais  por conta de enfeites que não servem para nada.

Mais enfeites significa mais extração da natureza. As indústrias extraem os componentes do plástico, a gente paga($) e joga no lixo. AS INDÚSTRIAS VENDEM A NATUREZA PARA QUE A GENTE A JOGUE NO LIXO!!!!!!!!

Calma. Não criemos pânico. Só pareço revoltado porque realmente fico revoltado. É angustiante não encontrar no mercado produtos que sejam simplesmente úteis. Sempre vêm com muita embalagem, muitos detalhes inúteis. O custo da sacolinha, do papelão, do isopor, do papel… tudo tá embutido no preço final. E tudo isso pra gente pagar e não consumir. E tudo isso pra gente PAGAR! e jogar no LIXO!

É muita contradição.

Mais do mesmo.

 

Saber disso mexeu com você? Espalhe! E talvez eles passem a fabricar escovas ecológicas  (de verdade)      ;)

6 comentários:

  1. Maria para presidente! \o/
    Ou pelo menos ministro do Meio Ambiente. ;)

    ResponderExcluir
  2. oi
    essa escova que voce imaginou ja existe, infelizmente ainda nao vendemos no brasil, da uma olhada:
    http://store.americanapparel.net/search.html?s=tooth+brush

    ResponderExcluir
  3. Cara vc falou tudo!!!
    abri uma nova visão para os detalhes!
    ...era uma coisa tão simples, que nunca tinha penssado!

    Abrço!

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais fico revoltado com a civilização...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!! Continue lindo, bjs

    ResponderExcluir