quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Padronização de plugs e tomadas

A partir de 1º de janeiro começa o processo de padronização dos plugs e tomadas.

As tomadas e plugs passam a ter 3 pinos. O objetivo é acabar com os problemas de incompatibilidade e aumentar a segurança.

Problemas de incompatibilidade já tive, mas não muitos. Nada que gerasse grandes prejuízos ou que não fosse rapidamente solucionado. Um microondas que precisava de aterramento ou uma sanduicheira que tinha um pino muito mais grosso que o orifício da tomada... O aterramento a gente fez. O pino grosso eu coloquei num daqueles T, acho que nunca mais ele sai de lá.

Quanto à segurança, a mudança é realmente significativa. As tomadas passam a receber o plug um pouco mais para dentro da parede (veja a imagem), fazendo um encaixe melhor. Isso evita que um pino mal colocado fique exposto e suscetível ao contato das pessoas.

Vamos ter que gastar um certo dinheiro fazendo troca de tomadas e aterramentos, mas considero que seja um gasto válido. Melhor ver isso como um desenvolvimento pras nossas casas, talvez o bolso sinta menos.


Mais do mesmo

3 comentários:

  1. Mah, os pinos do meus om teima em se entortare n querer enrea na toamada, save o que eu faço?

    Desintorto na quina da parede \o/

    UYAGWEUGAYWEUAWG

    ResponderExcluir
  2. Acho ridicula essa mudanca, e a padronizacao internacional?

    ResponderExcluir
  3. Ridicula é pouco. Sem duvida, o padrão Lula, é movida por motivos economicos e políticos, em nada tem a ver com esse papinho de segurança. Como a rose disse o padrão é INTERNACIONAL, o Brasil tinha obrigação de ser signatário deste padrão.

    ResponderExcluir